sábado, 11 de maio de 2013

TEXTO INFORMATIVO


    O texto apresentado a seguir, teve um papel fundamental durante o desenvolvimento do projeto"ALIMENTE-SE BEM" ele foi de suma importância para as turmas do 4º ano. O primeiro passo das professoras Janine e Joana foi escolherem um texto que atendesse o objetivo proposto ou seja,que tivesse as habilidades exigidas no projeto.

O texto escolhido foi retirado da internetGuiaDicas.net » Dicas » Saúde » A importância das frutas.

obs: Lembramos que o mesmo não foi trabalhado de uma única vez,mas sim por partes,até porque o mesmo é bastante intenso e com isso não seria possível um trabalho de sucesso.


A importância das frutas

Além de serem deliciosas elas trazem muitos benefícios para nossa saúde as frutas são de muita importância para nosso organismo.
   

Por que são tão importantes?
As frutas são alimentos essenciais para todos, possuem diversas vitaminas que devem ser ingeridas para o bom funcionamento do organismo, além de serem gostosas e ótimas para manter o corpo em forma.
Principalmente no verão, as frutas são muito consumidas por serem nutritivas, facilmente digeridas e por conter bastante líquido suprindo as necessidades durante o período de calor.
É importante ressaltar que nesses alimentos também estão presentes o beta caroteno, potássio, fibras e açúcares (essenciais ao corpo).
Algumas frutas como a maçã, banana, laranja, maracujá, entre outras são famosa por serem encontradas facilmente no mercado.

A maçã é conhecida como desintoxicante natural, ajuda a emagrecer e controlar o colesterol.



A banana deve estar presente em todo café da manhã, pois fornece energia para seguir o dia com mais entusiasmo, por isso não é recomendado sua ingestão no período da noite, também possui potássio que previnem as cãibras.


A laranja é ótima para combater e prevenir resfriados e gripes porque é rica em vitamina C, assim como o limão.


O maracujá é usado como calmante, diminui o colesterol, ajuda no tratamento de diabetes e ajuda a emagrecer.

Vitaminas das frutas

Grande parte das vitaminas e outras substâncias benéficas são encontradas na casca, portanto, não devemos de forma alguma ignorar a casca se quisermos aproveitar todos os benefícios que as frutas podem nos oferecer.
Porém, o agrotóxico ainda é muito utilizado, e há necessidade de lavarmos muitos bem qualquer fruta para retirarmos essas toxinas que permanecem em sua superfície, que podem ser prejudicial à nossa saúde.
As sementes de determinadas frutas também contêm sua propriedades que reagem bem com o organismo, mas antes de ingerir é interessante que pesquisem quais são permitidas e o seu respectivo efeito.
As grandes vantagens desses alimentos é que previnem inúmeras doenças (desde as simples até as mais graves) e podem ser ingeridos de diversas maneiras como: sozinhas, inseridas em cardápios diferentes, bolos, tortas, misturadas entre si, junto ao leite condensado e creme de leite, em forma de outras sobremesas como a gelatina, e nos sucos e vitaminas, no qual certamente é a forma preferida das pessoas, ainda mais no verão que a sede constante exige um delicioso suco de frutas naturais.


ALGUMAS ATIVIDADES TRABALHADAS DURANTE A REALIZAÇÃO DO PROJETO.



Nessa imagem foi trabalhado com os alunos,a partilha como 

Uma das personagens de maior destaque,nesse projeto foi a MAGALI,da Turma da
Mônica, uma menina come lona que tem como fruta preferida a melancia.




Nesse desenho foi feito um trabalho de conscientização, que não devemos abusar
de guloseimas como balas,bombons , sorvetes , picolés e etc.


CONHECENDO A MELANCIA

melancia, essa deliciosa fruta que gostamos tanto, pertence à mesma família da abóbora, do melão e de outras plantas rasteiras;  apesar de não ser uma fruta originária do Brasil ela é bastante apreciada por aqui. Podemos encontra-lá durante todo o ano nas feiras e supermercados, porém novembro e dezembro são os meses onde iremos encontra-lá em sua melhor época.
Benefícios do consumo da melancia
A ingestão dessa fruta traz a sensação de refrescância, o que faz com que seu consumo aumente durante os períodos mais quentes. Além disso, ela apresenta importantes propriedades nutricionais, além de vitaminas e minerais em sua composição.
Entre suas propriedades nutricionais podemos destacar o seu potencial diurético que auxilia na eliminação da urina, o que melhora o funcionamento dos rins, e consequentemente diminui as sensações de inchaços provocada pela retenção de líquidos. Além disso, assim como o tomate e a goiaba, ela é fonte de licopeno, que combate os radicais livres, e é um importante aliado no combate ao câncer, principalmente o de próstata. Além de sua atuação benéfica nos rins, a melancia é ideal para indivíduos com pressão alta, doenças reumáticas e gota, que é caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue.
Nutrientes na melancia
Além do licopeno, a melancia possui vitaminas do complexo B, além de vitamina C evitamina A. Elas irão servir para a visão, prevenção de infecções, combate os radicais livres, dentre outras funções. Na melancia encontramos também os mineraiscálcioferro e fósforo.
Melancia – auxilia a perder peso e a hidratar-se
Além de todos esses benefícios associados ao consumo da melancia, ela é uma fruta que possui baixíssimas calorias já que a sua maior parte é constituída por água, o que a torna um excelente hidratante. A melancia é ideal para os lanches que devemos realizar entre as refeições pelas poucas calorias que contém.

OBS: Artigo retirado da internet.


HUUUM !!!  QUE DELÍCIA !


Algumas atividades retiradas da net e trabalhadas com a turma, em todas foram 
adaptados conteúdos do nível da turma ou seja do 4º ano. 








JOGO DA MEMÓRIA :Os alunos gostaram muito
desse trabalho,onde eles souberam usar sua criatividade 
com cores e recortes.



BOM APETITE!!!






TEATRINHO DA ALIMENTAÇÃO


        Olá pessoal,hoje entrei no blog para postar , as evidências da culminância do projeto"ALIMENTE-SE BEM" o mesmo foi elaborado pela equipe de coordenadores da Escola Municipal Soldadinho de Jesus, Marcelina,Maria Elisete,Joselene e Jussânia.

       Vale lembrar que o presente projeto( em breve o mesmo será postado nesse blog) consta nas ações elaboradas para serem cumpridas no calendário escolar de 2013.

      O teatrinho sobre a alimentação que será apresentado a seguir,foi recriado pelas professoras do 4º ano Janine e Joana,com objetivo de atender a um dos objetivos do projeto.

Espero que gostem! Com carinho Profª JANINE

                                                                  PEÇA TEATRAL
                                               







Apresentação Teatral : AS FRUTAS


Alunas do 4º Ano
Abacaxi (Gilmária) Uva (Ana Luiza) Tia Flor (Emilly)
Laranja (Edilene) e Morango(Luana)


Pousando para as fotos.


Cada sorriso é um flesh !!!